The Journey – Carmel and Hearst Castle

March 30, 2010

Chegamos em Carmel por volta das 10pm..

Eu estava bem cansado, pelo dia e pelo acúmulo de tanto dirigir. Então ficamos tentando decidir se agendávamos o Hearst Castle para mais tarde mesmo, ou se riscaríamos Carmel do mapa também. Ainda bem que agendamos o castelinho para depois, porque Carmel é linda, ou melhor “Charmel”. Chegamos no hotel e fizemos uma contabilidade do que fora gastado até então, e para nossa surpresa (ou não né) o saldo já estava mais do que estourado! Ha… Pelo visto, Santa Monica, Santa Barbara, e até mesmo Los Angeles teria que ficar para depois, mas mesmo assim, a viagem já tinha conteúdo o suficiente para ser inesquecível..

Mas voltando para Carmel, a cidade tem uma arquitetura bem barroca, renascentista, e uma vielas que não revelam que estamos no país da tecnologia; tudo parece tão pacato e tradicional aqui. Acordamos varados de fome e fomos procurar um Ihop para comer pancakes (estamos viciados em panquecas! Hahaha). Óbvio que Carmel não suporta uma fast food dessa, a cidade é toda artesanal, então quando vi dois senhores conversando em frente uma casa, parei e perguntei se havia mesmo um Ihop na cidade. Eles de prontidão disseram que não, quando eu perguntei onde havia um lugar para “comer boas panquecas”. O senhor deu uma risada e nos orientou para procurarmos pelo “The Cottage”, que serviam pancakes o dia inteiro, já que queríamos tomar o café da manhã às 11am. Aliás, por falar nesse horário, você lembrou de ligar para o Hearst Castle? Nem eu… Estava tão podre ontem que não consegui acordar às 8am para ligar lá e remarcar, dormi direto… Enfim, agora era só chegando lá para saber. Então comemos nossa panqueca com calma, mas atentos ao relógio porque às 3pm seria o último tour do dia no castelo, e estávamos há duas horas (no mínimo) de chegar na cidade. Vimos bem rapidamente “Charmel” e sua avenida que fica na costa do Pacífico, com mansões muito modéstas. Não tirei fotos desse trecho porque estava atento nas curvas tortuosas e nas paisagens lindas. Mas há algumas fotos de Carmel sim, até das panquecas que comi! Hehehe..

Então saímos de Carmel-by-the-sea num passo apertado para chegar até o Hearst Castle no máximo às 3pm. No meio da Pacific Highway (estrada que contorna a costa inteira da Califórnia, com paisagens de tirar o fôlego), eu nem precisei me incomodar com a paisagem porque além do dia estar nublado, eu como já saí de São Paulo e fui para a Bahia de carro pela costa brasileira posso dizer que nosso país não tem a fama de ser lindo por acaso. A única coisa que achei legal e incomum foi ver um pasto bem verde com vacas bem gordas comendo e um penhasco com o oceano do lado. Bem campo&praia num cenário só.. Enquanto isso, liguei para a administração do Hearst e pedi para reagendar nossos tickets para o tour das 3pm. A moça que me atendeu – típica educação do telemarketing, que não é só no Brasil que a gente tem – me informou que não seria possível remarcar porque perdemos o horário, e não havia reembolso. O que? Quarenta e oito dólares no lixo? Ahãn! Até parece.. Chorei, bati o pé e nada dessa cachorra ceder. Estava apelando já, dizendo que era estudante, estava duro, queria conhecer o lugar, era do Brasil e ia sair do país em alguns dias, mas como em toda boa e velha estrada adivinha? Acabou o sinal do celular! NÃO É UMA DELÍCIA ISSO??? Bom, continuei indo com esperança, e lá tentava dar um jeito… E dá-lhe chão para chegar no castelinho… Deu 2pm, 2:30pm, 2:50pm e mais algumas milhas para chegar lá.

Eu voava na medida do possível, porque a estrada aqui também é bem estreita com trechos bem perigosos, e a chuva ainda nos seguia… A chuva parou exatamente às 2:45pm e eu cheguei lá exatamente às 3:05pm. O tour começava às 3:10pm. Pensa em alguém cagado! Não só isso, cheguei e fui direto com meu número da reserva no balcão dos tickets como quem não sabia de absolutamente nada, xavequei fortemente a mocinha (para ser gentil) antes de informar o número.. Falei que estava com as reservas, e haviam passado “um pouco só” e queria assistir o tour das 3:10pm. Ela disse “claro, sem problemas. Me informe o número da sua resevra..” Quando ela viu que era para às 9am ela ficou branca: “Passou muito já na verdade né Phill? Deixe-me ver com minha supervisora”. Pensei comigo “pronto, fod**! Pelo menos tentamos…” Aí na ligação de não mais que dez segundos a mocinha desliga, vira para mim com um sorriso meio amarelo e diz: “olha Phill, você teve muita sorte.. Normalmente ela não permite remarcações, e o tour desse horário já está lotado, mas ela autorizou, então vou imprimir seus bilhetes, mas corre porque o tour já está para começar”. Haha!!!!!! De novo, pensa em alguém ca-ga-do.

Entramos no ônibus que nos leva pelas estradas da propriedade (o castelo) e daqui já é notório que o lugar é monstruoso. Fotos do castelo também estão no álbum. O dono era um colecionador de antiguidades, então não era de se surpreender que o teto de um dos cômodos era de um mosteiro da Espanha, a pedra da lareira principal vinha de outro castelo da França, chafariz com estátuas egípcias de 3.500 anos, piscina interna com azulejos cravados em OURO do chão ao teto e etc..

O álbum deste dia está no Picasa como “Carmel and Hearst Castle”.

Bom, saímos de lá revoltados com tanta estupidez! É ridículo de lindo e suntuoso, cada detalhe tem história e muito luxo, valeu muito a pena. Por falar em pena, pena mesmo foi o tour em si. Muito fraco, é visível que os instrutores já estão cansados de falar a mesma coisa, são estúpidos e não vêem a hora de irmos embora, para outro grupo entrar, e eles ganharem mais dinheiro. Que seja, valeu pela beleza do lugar..

Então, como o “budget” já tinha estourado ontem, fechamos com chave de ouro (literalmente) e voltamos desapressados para Riverside, um dia antes do previsto.. Mas com a memória cheia de lembranças, recordações e muitas saudades.

Mas esse não foi o fim não, ou você achou que eu ia deixar o carro um dia inteiro parado em casa? Eu queria dirigir até a Lua se eu pudesse, ia usar o carro até o fim! Hahaha..

… continua!

Comments are closed.

